A cirurgia robótica é um procedimento no qual o robô é acoplado ao paciente através de pequenas incisões, usualmente os robôs cirúrgicos possuem 4 braços, nestes braços são conectadas 3 pinças e uma câmera de alta resolução e visão 3D que são comandadas pelo cirurgião.
O console do cirurgião é onde o profissional controla os braços, câmera e todos os instrumentos, os movimentos são filtrados para evitar tremores. É importante observar que o cirurgião controla todos os movimentos, ou seja, o robô nunca age sozinho. Atualmente, é a técnica mais moderna no que se refere a procedimentos minimamente invasivos.
A cirurgia robótica pode ser utilizada para o tratamento do câncer, como por exemplo o câncer de próstata, rim ou bexiga, além como de cirurgias para doenças benignas como a hiperplasia prostática ou a pieloplastia realizada em casos de estreitamento da junção entre o rim e o ureter.
O processo de realização de uma cirurgia robótica é mais preciso devido a todos os equipamentos e instrumentos disponíveis. A câmera 3D garante uma visão com maior profundidade e definição, e os controles do robô permitem um controle exato dos movimentos a serem realizados, os braços do robô trazem estabilidade às mãos do profissional e alcançam lugares que seriam de difícil acesso às mãos do cirurgião.
Todos estes fatores levam a um menor risco de intercorrências, melhor recuperação e maior indíce de sucesso da cirurgia.
Entretanto não são todos os cirurgiões que estão habilitados a realizar cirurgias robóticas, importante sempre escolher um profissional devidamente certificado para utilizar este tipo de tecnologia.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, personalizar a publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao 'Prosseguir' você concorda com o monitoramento.
Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies